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A crescente colaboração entre Arte e Streetwear

Outubro 31, 2017

A crescente colaboração entre Arte e Streetwear

Vivemos uma época de rotinas apressadas e que necessitam cada vez mais de agilidade e praticidade. O dia a dia se torna corriqueiro, fazendo com que  tendências apareçam tão rápido que às vezes não existe nem tempo de cansarmos delas. Por isso, muitos designers da nova geração estão adotando um espírito colaborativo, e é no universo da arte onde buscam suas inspirações para os seus respectivos trabalhos. A junção entre os dois domínios criativos é algo que já ganhou uma certa naturalidade, já que muitos designers de suas marcas favoritas cresceram ao lado de influências artísticas.

Andres Serrano para Supreme

Para marcas pioneiras de streetwear como a Supreme, a adoção de elementos artísticos já não é novidade. Coleção após coleção, a marca conseguiu trazer algumas das referências mais obscuras para suas roupas, colocando-as nos armários de entusiastas de streetwear desavisados. Tornou-se algo tão notável, que contas do instagram como a @Supreme_copies foram dedicadas a descobrir e explicar tas referências.


Nesse ano, fãs reconheceram uma colaboração escondida na coleção Outono/Inverno com o fotógrafo e artista Andres Serrano. A obra de arte usada na peça, faz uma alusão à uma fotografia de Serrano para o álbum "Load" da banda Metallica em 1995, onde o fotógrafo capturou o sangue de uma vaca e o semen pressionado entre o vidro. O uso de materiais chocantes já é algo comum para o artista, uma vez que uma de suas obras mais famosas foi intitulada de "Piss Christ". Era uma foto de Cristo submersa em sua própria urina.

Dan Witz para Dior Homme

Já o pintor hiper-realista Dan Witz, tomou uma abordagem diferente no mundo da arte e utilizou a estética das"rodas punks" para estampar a coleção Outono/Inverno 2017 da Dior. Ao olharmos para o seu trabalho, é possível notar que há muitos elementos de composição da obra em comum com peças clássicas da história: iluminação dramática, figuras dinâmicas congeladas no tempo e muito movimento.

 

Gucci Ghost para Gucci

Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci, depois que assumiu o cargo, foi bastante aclamado por trazer a marca de volta ao limite da cultura street. Michele, trouxe para a coleção de Outono/Inverno 2016 uma colaboração Gucci Ghost, cuja reputação se elevou como um artista de graffiti conhecido por sua tag, "Gucci Ghost". O resultado da parceria, foi um um passo progressivo onde o "bootleg" encontra o "original", algo que é raro de ser visto na moda.

O espírito de Marcel Duchamp em Virgil Abloh para Off-White™

Em homenagem ao 100º aniversário da obra "The fountain", de Marcel Duchamp, Virgil Abloh, fundador da marca Off-White, lançou uma releitura em um moletom. O design é composto a partir da escrita "R. Mutt, 1917", que refere-se à assinatura deixada no urinol de porcelana pré-fabricado do artista.


"R. Mutt" significa "Nossa Mãe" em alemão, que realmente alude à Virgem Maria. Quando Virgil compartilhou o casaco on-line, ele incluiu na sua legenda uma pequena mensagem em menção ao artista e sua visão vanguardista: "A arte moderna apresenta muitos obstáculos para o público leigo. Muito parece absurdo, ou falta de habilidade, ou é projetado apenas para chocar. Duchamp's Fountain era tudo isso. Compreender como ele passou da pilha de lixo para o topo da pilha de arte é uma boa maneira de compreender os debates sobre a arte contemporânea como um todo ".


Segundo o site especializado "Phaidon", a obra original foi jogada fora depois de ter sido fotografada no estúdio do fotógrafo americano Alfred Stieglitz. Hoje em dia, o que existe são réplicas encomendadas pelo artista nos anos 1960.

Se você curtiu o blog dessa semana, não deixa de conferir o da semana passada aqui! Trouxe as fotos incríveis do  2017 WILDLIFE PHOTOGRAPHER OF THE YEAR AWARDS. Até a próxima semana :)





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